Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jobs diz que Flash é desnecessário


Em longa carta publicada hoje no site da Apple, o CEO Steve Jobs comunicou abertamente todas as razões para a empresa ter desistido de usar o Flash em iPhones, iPods e iPads.
Segundo as palavras de Jobs, a Apple não acredita mais no potencial da aplicação da Adobe por crer que ela não se adapta bem às operações multitoque – agora presentes no iPhone OS4 – e não possui desempenhos satisfatórios nos quesitos confiabilidade e segurança.
Outro fator, já bastante exposto pelo próprio Jobs, é que o uso do Flash acarreta um gasto excessivo de bateria, o que é determinante para desqualificar um bom produto móvel.
Na carta, Jobs também voltou a defender que a Apple não é uma empresa fechada em seus próprios formatos, como o porta-voz da empresa já havia declarado semana passada, depois que a Adobe a acusou de “manter um ambiente de desenvolvimento fechado”, impedindo o crescimento de outras empresas no setor.
De acordo com o co-fundador da Apple, o que acontece é o inverso, já que, no seu ponto de vista, o Flash que é um sistema 100% proprietário e fechado, com preços estipulados pela própria Adobe e indisponível de outra forma no mercado.
Isso, para Jobs, seria um atraso para o desenvolvimento de tecnologias, pois acredita que o tratamento com os padrões na web deveriam receber um tratamento diferencial, mais aberto.
“Embora o sistema operacional para iPhone, iPod e iPad seja proprietário, nós acreditamos fortemente que todos os padrões pertencentes a web deveriam ser abertos”, escreveu. “Em vez de usar o Flash, a Apple adotou o HTML5, CSS e JavaScript – todos padrões abertos”.
No fim do comunicado, o chefe da Apple ainda provocou sutilmente a Adobe, dizendo que o Flash é algo anacrônico para o setor de plataformas móveis.
“Flash foi criado durante a era PC e para PCs, mas a era móvel é sobre dispositivos que gastam pouca energia, com interfaces sensíveis ao toque e padrões abertos da web – todas áreas em que Flash é inferior”, disse.
Semana passada, a Adobe declarou que desistiu de vez de adaptar o Flash para os produtos da Apple e que focará a aplicação apenas para os dispositivos que tiverem o sistema operacional Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário